Matéria > Cultura

Começa hoje a Semana Nacional de Museus

O Museu Ozildo Albano, em Picos, vai lembrar a data com atividades que vão de 17 a 19 de maio
16/05/2017 -
a65532bec0d79156694b513028da.jpg
Museu Ozildo Albano paticipará do evento.

Nesta quinta-feira (18) é comemorado o Dia Internacional dos Museus. Para celebrar a data, todos os anos é realizada a Semana Nacional de Museus, que na sua 15ª edição traz como tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. Em Teresina, o Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes (MUP) vai realizar uma programação com mesas redondas, exposições e apresentação de documentário com temática voltada para discussões sobre as questões de saúde mental em Teresina.

 
Na quarta-feira (17) acontece a abertura oficial com apresentação cultural, em seguida, às 9h, terá uma mesa redonda com o tema sobre o tema “Mentes Revisitadas”, com o diretor do Hospital Areolino de Abreu, Dr. Ralph Webster Cavalcante. No mesmo horário, será aberta à visitação a exposição “As peripécias do inconsciente”.

 
Na quinta-feira (18) a exposição continua aberta para visitação e às 14h haverá apresentação do documentário “Holocausto Brasileiro”. Após a exibição, terá uma roda de discussão com estudantes.

 
No último dia de evento (19), terá ainda apresentação do filme brasileiro “Bicho de Sete Cabeças”, e às 16h30 haverá o encerramento com apresentação musical.

 
“Essa é uma data muito importante para todos os museus, é uma forma de dar visibilidade ao espaço museológico e atrair maior quantidade de visitantes. E este ano vamos debater sobre saúde mental e a importância da arteterapia associada à medicina no seu tratamento. Tenho certeza que será um tema que vai trazer grandes esclarecimentos ao púbico”, explica a coordenadora do Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, Dora Medeiros.

 
O Museu Ozildo Albano, em Picos, também vai lembrar a data com atividades que vão de 17 a 19 de maio. Durante a programação, a casa vai contemplar uma temática que durante séculos foi esquecida não apenas pelos museus tradicionais como por outras instituições: “O Movimento Negro e os Povos de Terreiro”. No dia 17 acontece a abertura do evento com apresentações culturais e exposição “Movimento Negro e Povo do Terreiro”. No segundo dia de evento haverá bate-papo com o tema “Os Terreiros e a Intolerãncia Religiosa”. No último dia, o evento será encerrado com o lançamento do documentário “Mistérios e Encantos da Cidade de Pedras”, que narra uma riqueza natural da região de São José do Piauí contada sob histórias de moradores da região e turistas.

 

Programação

 

TEMA: “MUSEUS E HISTÓRIAS CONTROVERSAS- DIZER O INDIZÍVEL EM MUSEUS”
PROGRAMAÇÃO
Dia 17/05/2017- (Quarta-feira)
17:00 h - Apresentações culturais
17:30 h - Abertura da Exposição “Movimento negro e o Povo do Terreiro”
Curadoria: Pró Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários - PREX- UESPI
Local: Museu Ozildo Albano/Praça Josino Ferreira

Dia 18/09/2017 - (Quinta-feira)
8:00 às 11:30h – Visita Mediada
Local: Museu Ozildo Albano
14:00 às 16:00 h- Bate-papo sobre o tema: “Os Terreiros e a Intolerância Religiosa”
Participação: Militantes e Ativistas Culturais.
Local: Memorial Ozildo Albano- Museu Ozildo Albano/ Praça Josino Ferreira.

Dia 19/05/2017- (Sexta-feira)
8:00 às 11:00h – Visita Mediada
Local: Museu Ozildo Albano
14:00 às 16:00 h- Lançamento do Documentário “Mistérios e Encantos da Cidade de Pedras”
Direção e Roteiro: Maria Nilza Carvalho
Direção de Fotografia: Sávio Magalhães
Produção: Valtania Barros e Isadora Roque
Local: Memorial Ozildo Albano- Museu Ozildo Albano/ Praça Josino Ferreira.
 

A 15ª Semana Nacional dos Museus é uma realização do Ministério da Cultura por meio do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e no Piauí tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). As atividades programadas pelos museus incluem exposições, visitas guiadas, apresentações culturais, palestras e mostra de filmes.

Mais Cultura

Facebook

Instagram

Publicidade