Matéria > Cultura

Obras da Catedral de Picos estão paralisadas há mais de um mês

28/05/2019 -
2b7132ee3f1bc40e45e84e728d1a.jpg

As obras de restauração e troca do piso da Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, seguem paralisadas há mais de um mês.

A paralisação foi acatada pela Diocese de Picos e pela Prefeitura Municipal, após recomendação do Ministério Público do Estado do Piauí, através da 1º Promotoria de Justiça de Picos. A mesma foi realizada no dia 24 de abril.

O templo segue com a sua programação religiosa normal, após ter quase metade do seu piso retirado.

Após o início das obras, fiscais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU-PI) vieram a Picos, para realizar vistoria no local.

O Ministério Público aguarda laudos periciais para que o processo prossiga, que poderá resultar na interdição total da obra ou prosseguimento.

A obra

Orçada em aproximadamente R$ 800 mil e com previsão de conclusão para fevereiro de 2020, a obra seria custeada por campanhas realizadas pela paróquia e contempla a mudança do piso, restauração dos vitrais e adequação da arquitetura sacra aos padrões do Conselho do Vaticano II.

De acordo com o, Ayrton José da Costa Luz, engenheiro civil responsável pela obra, o piso retirado fará parte da campanha.

“Os mosaicos, chamados ladrilhos hidráulicos, estão sendo limpos, moldurados, adesivados e farão parte de uma campanha para arrecadação de fundos. Eles serão lembranças para as famílias que ajudarão”, explicou o engenheiro.

Após a retirada do piso, será retirado o substrato deixando apenas a base original. “Iremos aplicar uma camada de concreto impermeabilizado onde serão fixadas as peças de granito, mármore e os testemunhos que foram paginados para a igreja”, disse Ayrton José.

O engenheiro explicou que estes testemunhos serão peças dos ladrilhos originais da igreja, que serão aplicadas em pontos estratégicos da nave central, servindo de lembranças do piso anterior.

A igreja irá receber novos projetos elétricos e hidráulicos.  Os vitrais estão sendo restaurados em Juazeiro do Norte.

picos40graus

Mais Cultura

Facebook

Instagram

Publicidade