Matéria > Política

Oposição ao prefeito Walmir Lima pode chegar a 10 vereadores

O mandatário picoense cumpriu a ameaça e está exonerando auxiliares indicados por simpatizantes da pré-candidatura de Araujinho
13/11/2019 -
4057a017664e797705d61280e3f2.jpg

Por João Paulo Leal – Da Redação

Em resposta à retaliação feita pelo prefeito de Picos, José Walmir de Lima (PT), quatro vereadores podem deixar a base governista e passar a integrar a oposição nos próximos dias. O gestor em uma atitude unilateral e considerada antirrepublicana exonerou a secretária de Obras, Lilian Araújo e a secretária de Educação, Rosilene Monteiro, indicações de importantes lideranças políticas da base de sustentação do governo municipal.

A decisão, segundo fontes de dentro do Palácio Coelho Rodrigues, foi uma represália ao apoio dispensado pelos secretários ao provável candidato do PT a prefeitura, Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho. O prefeito, em reunião realizada com a base no último mês, havia sugerido que quem não apoiasse a sua pré-candidata, Maria Santana, que deixassem os cargos.

Lilian Araújo, que é sobrinha do empresário Araujinho e estava no cargo por indicação do empresário, há muito tempo vinha sofrendo pressão no sentido de deixar a função ou abandonar a pré-candidatura do tio. Nos últimos meses, as condições de trabalho haviam sido reduzidas propositalmente e muitas atribuições da secretária, como as máquinas de recuperação de estradas, haviam sido transferidas para outras pastas.

Chegou ao ponto da gestora não ser chamada para nenhuma reunião e nem mesmo ser convidada para visitar as obras em execução. Enquanto isso, o prefeito e sua pré-candidata apareciam em vídeos de propaganda nos locais dos investimentos. Uma forma evidente de mostrar o desprestígio de quem indicou Lilian Araújo perante a gestão municipal.

Já Rosilene Monteiro, esposa do vereador Evandro Lima de Moraes, o Evandro Paturi (PT), já havia sido avisada que o seu esposo não deveria expor a sua preferência política em público. Mas o parlamentar desobedeceu à ordem e no último final de semana foi fotografado fazendo visitas a comunidades rurais ao lado de Araujinho, despertando a ira do mandatário de Picos, Walmir Lima.

Em solidariedade aos gestores exonerados, quatro vereadores devem migrar para a oposição até a próxima quinta-feira, dia 14. A debandada fará com que os opositores passem a contar com 10 cadeiras contra cinco ocupadas por governistas. Com a perda da maioria na Casa Legislativa, o prefeito terá sérias dificuldades em aprovar projetos de seu interesse e pode inviabilizar a já moribunda candidatura de Maria Santana.

MAIS DEMISSÕES

Informações que chegaram ao Portal Picos 40 Graus, de uma fonte de dentro do Palácio Coelho Rodrigues, dão conta de que a situação dentro da base aliada do prefeito Walmir Lima é de grande apreensão. Reuniões e mais reuniões estão acontecendo ao longo do dia de hoje entre o prefeito e correligionários ligados ao deputado estadual Severo Eulálio (MDB) e ao empresário Araujinho.

Para permanecerem em seus cargos, lideranças ou indicados estão sendo pressionados de forma velada a abandonar a pré-candidatura de Araujinho. Ao que tudo indica, outras demissões devem ocorrer nas próximas horas.

Mais Política

Facebook

Instagram

Publicidade