Matéria > Saúde

Câncer de próstata tem chance de 90% de cura se diagnosticado no início

Novembro azul
06/11/2019 -
9851ea7ab09c0b38529323897036.jpg

O novembro azul foi criado para conscientização da saúde masculina, em especial para fazer um alerta sobre o câncer de próstata, que ataca um a cada sete homens que já passaram dos 50 anos. A doença é a segunda que mais mata homens no Brasil. Por isso, a importância de fazer exames periódicos.

De acordo com a urologista Marília Buenos Aires, quem faz o exame preventivo tem até 90% de chances de cura. Ela conta ainda que desafio dos médicos é trabalhar com o diagnóstico precoce da doença, mas que parte dos pacientes descobrem tarde.

“A gente sabe que quando o câncer de próstata é diagnosticado precocemente existe 90% de chances de cura. O cenário hoje é mais de 68 mil pacientes com câncer de próstata no Brasil, sendo que 20% desses casos são descobertos em fase tardia onde o paciente já tem diversos sintomas e complicações”, explicou.

Médica chama atenção para os fatores de riscos do câncer de próstata (Foto: Elias Fontinele / O DIA)

A médica ressalta ainda que é preciso deixar o preconceito de lado quando o assunto é saúde. “O homem se posiciona muito como o herói de casa, que não adoece e termina não indo ao médico. O preconceito é em relação ao exame da próstata, que é o toque. Sendo que esse exame é totalmente indolor, rápido e é realizado em menos de 5 segundos. E por ser um exame muito simples não é necessário ter esse tabu”, ressalta.

Marília recomenda que a avaliação da próstata aconteça a partir dos 50 anos de idade, mas para os homens com fatores de risco, que estão incluídos negros, obesos e histórico familiar de câncer, os cuidados devem começar aos 45 anos.

Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia / Otávio Neto, do Jornal O Dia

Mais Saúde

Facebook

Instagram

Publicidade