Matéria > Saúde

CTA de Picos já registrou quatro casos de HIV em 2020

18/02/2020 -
c6438b5c41019ad9a054422aba56.jpg

O Centro de Testagem e Aconselhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis (CTA) de Picos, registrou entre os meses de janeiro até o dia 14 de fevereiro 2020, 4 novos casos de HIV, 8 casos de sífilis, 2 casos de Hepatite B e 2 casos de Hepatite C. Todos diagnosticados e notificados na região.

HIV 4 casos: 2 em homens e 2 em mulheres

Sífilis 8 casos: 3 em homens 5 em gestantes

Hepatite B 2 casos: 1 em homem e 1 feminino

Hepatite C 3 casos: todos em pacientes do sexo masculino

De acordo com a coordenadora do CTA, Isabel Fontes, a estatística está alta para o período de tão pouco tempo. “ Os números vem aumentando a gente sabe que apesar da gente falar tem muitas pessoas que ou esquecem ou não levam em consideração e acaba não se prevenindo, depois quando vem fazer os exames da positivo. Mas é o que eu sempre digo não pode ter medo de fazer os exames”.

Ela atribui o aumento a ações realizadas dentro e fora da unidade de saúde. “ A divulgação e nossas ações a gente está saindo para outros municípios estamos indo nas escolas e estamos indo atrás desses jovens”.

O CTA disponibiliza mais de 30 atendimentos diariamente. Para solicitar exames realizados no CTA, o paciente deve estar munido do cartão do SUS e um documento de identificação. O prédio fica localizado na Rua Coronel Francisco Santos, Centro de Picos e está aberto das 07 h às 13 h de segunda a sexta.

Fonte: Grande Picos

Mais Saúde

Facebook

Instagram

Publicidade