Matéria > Saúde

Caso de meningite deixa UFPI de Picos em alerta

29/03/2019 -
2b1aed0360c2f062230423cca3a3.jpg

Um caso de meningite bacteriana na Universidade Federal do Piauí (UFPI) deixou em estado de alerta os alunos, professores e o corpo técnico do Campus de Picos. Um estudante do curso de enfermagem após ser internado no Hospital Regional Justino Luz foi diagnosticado com inflamação das meninges.

O diretor do Campus, Doutor Gleison Monteiro, confirmou o caso de meningite, mas negou que as aulas do Campus tenham sido suspensas pelo fato do registro da doença. Segundo ele, nesta terça-feira (26/03) as aulas haviam sido suspensas devido à morte da mãe de uma professora bastante querida do alunado, mas nesta quarta-feira, o Campus está funcionando normalmente, inclusive com atividades no curso de enfermagem.

O diretor informou que o estudante de enfermagem atualmente está em Fortaleza (CE) fazendo tratamento contra a Meningite e que os demais alunos que dividiam moradia com o paciente já foram submetidos à profilaxia.  “A vigilância Sanitária foi acionada e já fez a intervenção”, tranquilizou o Doutor Gleison Monteiro.

A Meningite

Meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. As meningites são causadas principalmente por vírus (meningite viral) e bactérias (meningite bacteriana), embora também sejam provocadas por: Fungos (meningite fúngica); Parasitas; Lesões físicas; Infecções, como otites, por exemplo; Câncer; Uso de medicamentos.

Nem todas as meningites são contagiosas ou transmissíveis, pois isso depende da sua causa. Se a doença for provocada por um traumatismo craniano, por exemplo, ela não é transmissível. Contudo, as meningites virais e bacterianas são altamente contagiosas e podem provocar surtos e epidemias.

A meningite meningocócica, por exemplo, é um tipo de meningite bacteriana, causada pela bactéria meningococo. Além de ser muito contagiosa, provoca um quadro grave e de evolução rápida.

Já a meningite viral é menos grave e mais comum que a meningite bacteriana e melhora sem um tratamento específico.

Qualquer pessoa pode contrair meningite, mas sabe-se que a doença atinge sobretudo crianças com menos de 5 anos.

Quais são os sintomas da meningite?

Febre; Dor de cabeça; Rigidez ou dor na nuca; Náuseas e vômitos; Manchas vermelhas ou roxas na pele (meningite meningocócica). Confusão mental; Sonolência; Dificuldade para acordar.

Como a meningite é transmitida?

A meningite viral pode ser transmitida pela saliva (fala, tosse, espirro, beijo) ou pelas fezes. A meningite bacteriana geralmente é transmitida de pessoa para pessoa através do contato com a saliva (tosse, espirro, fala, beijo) da pessoa doente ou portadora da bactéria.

É importante lembrar que a maioria das pessoas já está imune contra muitos dos vírus e bactérias que podem causar meningites.

Fonte: Grande Picos

Mais Saúde

Facebook

Instagram

Publicidade