Matéria > Educação

Parceria entre SEDET e IFMA trabalha pesquisa sobre difusão de games

08/06/2017 -
a10ae8bada50050be9c3848dafaf.jpg
ascom

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), por meio da Superintendência da Ciência e Tecnologia, realizou uma parceria com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), para trabalhar um projeto de pesquisa sobre a expansão de games que interagem com o mundo real. O estudo tem o objetivo de apresentar mecanismos para que os jogadores que ficam mais afastados dos centros comerciais também participem das competições no mesmo nível de igualdade.

 O Pokémon Go, uma atualização da franquia lançada pela Nitendo há 20 anos, por exemplo, causou euforia entre os jogadores. Neste game, o app utiliza a geolocalização e a realidade aumentada para inserir personagens da franquia em locais públicos. O jogo utiliza o GPS do smartphone para identificar a localização do jogador, portanto a dica para fazer maiores capturas é visitar locais como shoppings, parques e pontos turísticos da cidade.  

 

De acordo com o gerente de pesquisa da Superintendência da Ciência e Tecnologia, Hermes Manoel Galvão, a iniciativa da pesquisa neste segmento é inovadora e propõe também o debate sobre a importância de difundir os games em comunidades mais afastadas. “Por conta da localização, muitos jogadores ficam desfavorecidos, já que estão mais afastados dos pontos comerciais, por exemplo. A nossa ideia é justamente pesquisar sobre a portabilidade destes games para os espaços mais distantes”, destaca.

 

No projeto de pesquisa, estão os estudiosos do IFMA: Luiz Fernando Maia e Breno Caetano da Silva, que avaliam a parceria de forma positiva para o universo dos jogos. “Estamos felizes com mais esta iniciativa que, certamente, abrirá um leque de possibilidades para os desenvolvedores de jogos”, finaliza o pesquisador Luiz Fernando.

 

Mais Educação

Facebook

Instagram

Publicidade