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Colégio São Judas Tadeu Unidade de Picos inicia o Projeto Literário 2020

20/02/2020 -
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O Colégio São Judas Tadeu Unidade de Picos, está realizando mais um projeto voltado para o aprendizado dos seus alunos, desta vez, trata-se do Projeto Literário 2020 – “Universo em Construção” destinado aos alunos do Ensino Infantil, e tem como proposta “Ler, entender, opinar, e compartilhar que são ações que necessitam ser estimuladas, pois a leitura é uma janela aberta para exercitar a até do conhecimento e o conhecimento de mundo. E só se aprende divertindo, então a arte de desenvolver as potencialidades do aprendiz e requer que o professor desperte a curiosidade no momento de ensinar.

De acordo com o projeto, a leitura tem sido usada em diferentes contextos, mas ela é, sobretudo, um processo de busca de significados, e não apenas de decodificação de palavras. Ao se desenvolverem atividades de leitura, colocam-se professor e alunos em processo de interação com o texto, de modo que aí se produz sentido e constrói conhecimento, que é p objetivo principal desde projeto.

Segundo informou a Coordenadora Pedagógica do Ensino Infantil Ostavane, o projeto tem como justificativa trabalhar a criança que desde muito cedo necessita de ter contato com “o seu mundo imaginário” para transpor suas vontades e seus interesses de interagir-se com o mundo real.

De acordo com a coordenadora, a leitura, além de ser uma forma prazerosa de dispor à criança o contato com diferentes linguagens, ela favorece meios de fazer com que a criança “aguce” a sua criatividade, auxilia a mesma a compreender o mundo e diferenciar as coisas que a rodeia.

Dentro do Referencial Curricular para a Educação Infantil, “... o ato de leitura é um ato cultural e social”. Portanto preparar as crianças para vivenciar e compartilhar um momento cultural é abrir espaços e capacita-los para enfrentar o mundo letrado, para que sintam-se inseridas no mundo globalizado onde circulam diversas tipologias textuais.

Para ela cabe, portanto, aos professores das séries iniciais possibilitarem a construção de uma relação prazerosa com a leitura, apresentando às crianças variados gêneros textuais, pois assim irão se tornar competentes como falantes.

O projeto tem também como objetivos promover o prazer pela leitura, visando à formação de futuros leitores, bem como estimular o senso crítico e a criatividade nas crianças. Ele ainda objetivo despertar o interesse pela linguagem escrita; Promover a integração do grupo; Estimular o imaginário; Enriquecer o vocabulário com textos variados; Desenvolver a interdisciplinaridade dentre outros.

Dentro da proposta a ideia é usar uma metodologia que seja a efetivação e operacionalização do projeto que serão utilizados procedimentos diversificados, considerando o nível e faixa etária de cada criança. As estratégias a serem utilizadas tem como critério de organização:

  • Apresentação do projeto;
  • Leitura feita pelo professor;
  • Pesquisa sobre vida e obra do autor;
  • Clube de leitura (empréstimos de livros), leitura de livros acompanhados os familiares
  • Registro da história lida através de desenho, pintura, mosaico, recorte, colagem relacionados ao tema;
  • Criação de um álbum de figuras relacionadas ao livro apresentado
  • Construção de murais
  • Sessões de cinema e contação de histórias.
  • Dramatização envolvendo música, dança e outros elementos culturais da arte que possibilite operacionalização das atividades.

Ostavane informou ainda que esse projeto na unidade de Picos tem todo um apoio do Diretor Geral Daniel Bonfim, que é uma pessoa que sempre procurou incentivas as ações pedagógicas da escola, além de fazer questão participar sempre que pode dos projetos, e isso é bastante positivo dentro da proposta da escola, frisou ela. 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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