Matéria > Cidades

Casa com risco de desabamento preocupa família no bairro Parque de Exposição

28/11/2019 - grandepicos
dbbab0519c6230e6e2621e77a34d.jpg

Com início das chuvas, a maioria da população, principalmente do semiárido nordestino, comemora o período devido ao início de produção da lavoura e ainda pela mudança no clima, que é marcado, na maior parte do ano, pelo calor intenso.

Entretanto, o período chuvoso traz preocupações principalmente para as famílias que moram em áreas de risco. A cidade de Picos é marcada por construções em encostas, consideradas áreas de alto risco para moradias.

Quando começam as chuvas, alguns moradores, procuram abrigo em casa de amigos e parentes, outros solicitam auxílio à prefeitura municipal com o Aluguel Social, que é um recurso assistencial mensal destinado a atender, em caráter de urgência, famílias que se encontram sem moradia. É um subsídio concedido por período de tempo determinado.

No final deste mês de novembro, começaram, de forma tímida, as primeiras chuvas do período, mas já foram suficientes para preocupar a dona de casa, Silvani dos Santos, residente no bairro Parque de Exposição. Segundo ela, sua residência já está condenada e pode desabar devido às rachaduras e à localização, que é próxima à uma construção que deixou um canal com uma profundidade de aproximadamente 1,5 m.

Silvani dos Santos, teme desabamento de sua residência

Silvani dos Santos conta que teme um desabamento durante a noite, principalmente porque ela tem dois filhos pequenos, de oito e quatro anos.

Pela estrutura no local, caso as chuvas deste final de ano sejam de grande intensidade, pode ocasionar um desgaste no entorno da sua casa e causar o desabamento do imóvel. Foi possível observar ainda, que paredes e a calçada da casa já apresentam fissuras.

A dona de casa pede apoio da Defesa Civil do município acerca do seu caso, sobretudo, com um recurso assistencial. Ela solicita ainda uma vistoria pelo órgão às estruturas da casa.

“Eu peço a quem puder e tiver a boa vontade de vir aqui ver como está a minha situação, para vir me dar uma ajuda, porque eu realmente estou necessitando. Se eu tivesse condições, eu iria pagar um aluguel, mas eu não tenho condições”, solicitou a moradora Silvani dos Santos.

Fotos: Assis Santos

Mais Cidades

Facebook

Instagram

Publicidade