Matéria > Cidades

Expedição Safra discute tendências do agronegócio globalizado na região do Matopiba

14/03/2019 -
68d8780c68ab5470c5b85b783533.png

Na próxima quinta-feira (21) a Expedição Safra 2018/19 promove em Bom Jesus (PI) uma discussão sobre tendências de produção, mercado, tecnológica e valorização profissional. O evento tem como finalidade discutir as tendências do agronegócio globalizado, com destaque à região do Matopiba – considerada como a grande fronteira agrícola nacional da atualidade -, a qual compreende o bioma Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e responde por grande parte da produção brasileira de grãos e fibras.

As expectativas do presidente do Crea Piauí, eng. agr. Raimundo Ulisses de Oliveira Filho, que será um dos palestrantes do evento, são as melhores. “Nosso estado é agrícola e a região dos cerrados tem uma produção significativa, que só cresce e com grande perspectiva de recorde de safra neste ano agrícola.  É o momento de divulgar o Piauí e a região do Matopiba como uma oportunidade de investimento não só na produção, mas na agroindústria também”.  Segundo o presidente do Crea, entidades como a Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja),  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Banco do Nordeste, todos parceiros do setor primário encamparam esse projeto.

 

Para o coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira, esse seminário reúne todos os agentes – profissionais, produtores, agente financeiro – que “conversam” com o agronegócio e atendem esse escopo de expansão do setor. “Essa parceria com o Sistema Confea/Crea é importante, pois traz para uma mesma discussão várias competências, habilidades, que estão dentro do escopo do agronegócio. Esse seminário é um encontro interdisciplinar, pois envolve logística, estrada, agroindústria, ou seja, várias engenharias em prol de um seguimento que é a base da economia brasileira: o agronegócio”, analisou Ferreira.

 

O coordenador da Câmara Especializada de Agronomia (CCEAGRO), Kleber Santos, explica que esse evento é resultado da participação atuante da Coordenadoria com envolvimento dos Creas. “As câmaras regionais participaram diretamente definindo os Creas – Piauí, Paraná e Goiás – que poderiam dar apoio técnico ao debate da Expedição Safra”. O coordenador ainda adiantou o tema que deve pautar a próxima Expedição. “Quando o Confea firmou parceria com a Expedição, analisamos como a CCEAGRO poderia influenciar no projeto. Agora, além dessas discussões com participação dos Regionais, a ideia é que a agricultura familiar, que envolve várias atividades – como psicultura, produção de leite, fruticultura, seja tema da Expedição Safra neste ano”, adiantou o coordenador.

 

Programação 
O presidente do Crea Piauí, Ulisses Filho, fará abertura do evento, que deve reunir cerca de 200  pessoas no Hotel Palace Gurgueia. Em seguida, o coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira, expõe sobre os desafios e oportunidades da safra 2018/19. A regularização fundiária nos cerrados será o tema da palestra do Diretor-Geral do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Herbert Buenos Aires. Já o eng. agr. Antônio Carlos Moura, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar-PI), vai palestrar sobre licenciamento ambiental. Para se inscrever, clique aqui.

 

Sobre Matopiba
Dados do site da Embrapa, reforçam que a atividade agrícola tem se ampliado de maneira veloz no Matopiba. Nos últimos quatro anos, somente o estado do Tocantins expandiu sua área plantada ao ritmo de 25% ao ano, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Até 2022, segundo projeções do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Brasil plantará cerca de 70 milhões de hectares de lavouras e a expansão da agricultura continuará ocorrendo no bioma Cerrado. Somente a região que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia terá, nesse mesmo período, o total de 10 milhões de hectares, o que representará 16,4% da área plantada e deverá produzir entre 18 a 24 milhões de toneladas de grãos, um aumento médio de 27,8%.

Expedição Safra
A Expedição Safra faz um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. Nesta edição, as equipes da Expedição irão percorrer quase 50 mil quilômetros em 12 estados das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, conversando com produtores, técnicos e pesquisadores. O roteiro inclui ainda visitas a áreas de produção agrícola no Paraguai, Argentina, Uruguai e Estados Unidos. Além do levantamento quantitativo da safra, verificando tecnologia das lavouras, custos de produção e impacto do clima – o foco de centenas de entrevistas, depoimentos e coleta de dados será entender, e traduzir, os movimentos do mercado e desafios ligados à logística, à comercialização e ao consumo.

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea 

Mais Cidades

Facebook

Instagram

Publicidade