Matéria > Cidades

Fiscalização a beneficiários do Bolsa Família é intensificada

Cortes no programa aumentraam em Picos
25/08/2017 -
97465ef7569c930112f2e9d7f681.jpg
Duscleude Rêgo (Foto: Jesika Mayara)

Por Liliane Dantas

A Coordenadoria Municipal do Bolsa Família de Picos está intensificando a fiscalização as famílias beneficiadas pelo programa. Segundo a coordenadora Duscleide Rêgo muitas famílias estão perdendo o beneficio por não atualizar o cadastro único.

O programa criado pelo o governo federal, é voltado às famílias mais pobres com renda inferior a R$ 85,00 por pessoa. Ainda de acordo com Duscleide, houve um aumento no número de cortes do programa.

“De janeiro para cá houve um aumento significativo nos bloqueios do benefício, estamos  realizando visitas a domicílio investigando o real motivo dos cortes mas a medida que essa famílias saem entram novas famílias”, relatou a coordenadora.

Além do beneficio financeiro é preciso que a família esteja cumprindo com as exigências do programa como saúde e educação, além disso, as crianças devem que estar matriculada na escola, com frequência de setenta por cento, com a carteira de vacinação em dia, entre outros fatores.

No Piauí foram mais de 33 mil de beneficiados bloqueados pelo o programa social, pois foram constatados irregularidades.

Para receber o Bolsa Família e preciso passar por um processo de identificação, ao realizar o cadastro no sistema o governo pega os dados cadastrais da família e cruza com outros órgãos como o INSS e o Ministério do Trabalho, para comprovar se há irregularidade na declaração de informações prestadas.

Para diminuir os gastos públicos devido a crise financeira, o Governo Federal decidiu fiscalizar com mais rigor o processo de identificação no Cadastro Único. Cerca de 600 mil famílias fora do perfil não poderão ser mais beneficiadas  pelo programa.

picos40graus

Mais Cidades

Facebook

Instagram

Publicidade