Matéria > Social

Moradores fecham avenida em protesto contra construtora na Paraibinha

10/05/2017 - grande picos
d4cab5ac43afac0cba2ce77bf10a.jpg

Moradores do bairro Paraibinha realizaram um protesto na tarde desta terça-feira (9) e bloquearam o trânsito na Avenida Doroteu Neres, um dos trechos que interliga as rodovias BR-316 e BR-407 no município de Picos. Os populares reclamam do atraso na conclusão da recuperação da via, iniciada no ano passado e paralisada ainda no início do ano. A obra é comandada pela Múltipla Engenharia.

O sargento aposentado Paulo Ataíde explica que a empresa paralisou as atividades na avenida alegando a necessidade de um projeto de saneamento para a área. “Todo projeto que se vai fazer precisa de um planejamento anterior para saber o que vai se fazer da parte de saneamento, asfalto, mas começaram a fazer uma parte e deixaram o local onde é mais habitado sofrendo com a poeira. É um descaso”, desaba o militar.

O motorista José Justino de Sá diz que o sofrimento da população é grande, principalmente crianças e idosos. “O engenheiro descascou isso aqui, mas não era pra ter descascado se não ia fazer o serviço, agora nós ficamos sofrendo dia e noite com poeira”, lamenta.

Para os comerciantes a situação também é difícil. Manoel Francisco diz que há mais de cinco meses sofre com o excesso de poeira em seu estabelecimento. “A poeira atrapalha muito a saúde da gente. Então a gente pede Justiça, que eles façam com que a gente saia desse sufoco”, apela.

Milton Paulo, que também é comerciante na área, disse ao Grande Picos que os moradores procuraram o DNIT e conseguiram do órgão a garantia de que um caminhão-pipa seria disponibilizado para molhar o trecho diariamente e diminuir os efeitos da poeira para a população, no entanto, nada foi realizado de concreto até então. A interdição da via, segundo ele, é uma medida extrema de desespero.

“Já estivemos no DNIT, conversamos com o engenheiro responsável, nos prometeram um caminhão aguando duas vezes por dia, o que mesmo não resolvendo o problema já ajudaria. Não apareceu ninguém. Procuramos também um representante da prefeitura, mas o prefeito não nos recebeu. O DNIT alega que aqui a culpa é do município que não fez o saneamento e o esgoto estragou o solo”, relata o comerciante, detalhando a saga da população em busca de uma solução para o caso.

“No meio dessa bola de neve estamos nós, os moradores, e a gente apelou para tudo. Não teve socorro de nenhum lado, então não teve outro jeito senão interditar”, pontua.

“É a coisa mais terrível do mundo, ninguém tem sossego, a gente limpa toda hora e nada para limpo, até as louças onde vamos colocar a comida ficam cheias de terra. Se não iam arrumar, pra que mexeram?”, interroga Ivanelda Sousa.

Os moradores garantiram que vão denunciar o caso também ao Ministério Público do Estado do Piauí.

Grande Picos procurou a direção da Múltipla Engenharia no município de Picos, mas foi informada de que o engenheiro responsável está viajando e só se pronunciaria posteriormente.

Mais Social

Facebook

Instagram

Publicidade