Matéria > Geral

Católicos lotam Catedral de Picos na Missa solene da Ceia

Na celebração bispo lavou e beijou pés de doze homens da comunidade representando o gesto de Jesus
15/04/2017 - José Maria Barros
446c653bff49ab60a8770d84fbc3.jpg
Picoenses lotam Catedral na missa do Lava-pés.
José Maria Barros

Centenas de católicos lotaram a Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, na tarde/noite desta quinta-feira, 13, para participar da missa solene da Ceia do Senhor e do Lava-pés. A celebração faz parte da programação da Semana Santa e, como de costume, foi marcada pela emoção.
 
VEJA AS IMAGENS!!!
  
Durante a celebração, representando o gesto de Jesus Cristo durante a última ceia, o bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva lavou e beijou os pés de doze homens da comunidade. Eles foram escolhidos entre aqueles que frequentam com assiduidade as atividades da Igreja Católica.
 
Durante a homilia, dom Plínio José explicou o significado do gesto de Jesus Cristo ao lavar e beijar os pés dos apóstolos durante a última ceia. O bispo de Picos disse que foi uma demonstração de humildade que deve ser seguida pelas pessoas.
 
 “Hoje, com esta celebração, nós relembramos a instituição da eucaristia, sacramento central da nossa vida cristã. Instituído por Cristo! Recordamos, também, a instituição do sacerdócio ministerial. Portanto, é um acontecimento muito valioso. Podemos até dizer que é o dia da missa, que se criou a partir da última ceia que Jesus celebrou com os seus discípulos” – pontuou dom Plínio.
 
Após o encerramento da missa solene da Ceia do Senhor e Lava-pés, teve início a adoração ao Santíssimo Sacramento, com a participação de vários segmentos sociais. Dentre os quais crianças, catequistas e perseverantes e as pastorais católicas, como, por exemplo, a carcerária, da acolhida, da pessoa idosa e do dízimo.
 
Às 22 horas teve início a procissão do fogaréu, saindo da igreja matriz de São José Operário e, seguindo por várias ruas da cidade até a Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios.
 
Nesta sexta-feira santa, 14, acontece a partir das 15 horas a solene ação litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo e, beijo da cruz na Catedral. Em seguida, procissão do Senhor Morto pelas ruas centrais de Picos.

Mais Geral

Facebook

Instagram

Publicidade